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O redator freelancer é um profissional que escreve para outras pessoas (geralmente empresários) na modalidade ghost writer, ou escritor fantasma, em português.
Isso significa que ele escreve como se quem o contratou estivesse "falando" e "conversando" com o público.
As demandas são diversas, como e-books, textos para redes sociais, livros e muito mais, mas certamente a maior é artigos para blogs.
E não pense que essa escrita é como aquela feita nos portais de notícias.
Entre as principais diferenças estão os parágrafos curtos, a divisão do texto em subtítulos (tópicos) e o tom de conversa com o leitor.
Nesse artigo eu vou contar sobre como o redator freelancer pode criar um texto atrativo e persuasivo com base em algumas estratégias que não podem faltar.
Confira!
O redator freelancer e a importância da escrita estratégica para blogs
A escrita para blogs feita pelo redator freelancer é bem diferente daquela que lemos em alguns portais de notícias.
Agora você vai entender não só como ela funciona, mas também as técnicas para conquistar de uma vez o seu cliente e o leitor dele.
Aproveite as informações e faça ótimo uso delas!
1 - Entenda o objetivo do texto
Primeiro você precisa entender o negócio do cliente e o motivo pelo qual ele precisa dos seus serviços.
Para isso é necessário enviar um briefing estruturado, com perguntas estratégicas que te levem a ter essa clareza.
Nome da empresa, site, público, conhecimento do público sobre o negócio e linguagem a ser usada nos textos são alguns exemplos.
Com base nessas informações você não só entenderá 100% do negócio do cliente como também terá dados suficientes para ajudá-lo a definir os temas (se necessário) e buscar as referências mais assertivas na internet para criar o texto dele.
2- Faça títulos persuasivos
Com o briefing em mãos você precisará criar um título bastante persuasivo, afinal, ele é a porta de entrada de qualquer artigo da internet.
Isso significa que é a partir do tema que o leitor vai decidir se começa ou não a leitura de um texto.
Portanto, você realmente tem que caprichar!
Vamos supor que vá escrever um artigo sobre as vantagens da indústria 4.0.
O título poderia ser:
Indústria 4.0: aumento da competitividade e redução de custos são as principais vantagens
Veja que esses benefícios são extremamente atrativos e é tudo que o dono de uma indústria quer conquistar, certo?
Tenha apenas cuidado para que o tema não fique muito extenso.
Ele precisa mostrar algum benefício, mas, obviamente, tem que caber na página do cliente.
Então procure eliminar palavras desnecessárias e foque apenas nas imprescindíveis.
3- Crie uma introdução que resolva os problemas ou mostre vantagens
Depois do título a sua preocupação tem que ser com a introdução.
Já nas primeiras linhas você precisa resolver um problema ou mostrar as vantagens que o leitor vai encontrar ao ler o artigo.
Veja um exemplo:
Sabe por que as válvulas hidráulicas são de suma importância para as indústrias?
Porque elas proporcionam um desempenho muito melhor dos aparelhos industriais ao coordenarem os sistemas hidráulicos e suportarem a pressão no ponto de instalação.
Os itens ainda reduzem a presença de vazamentos e ruídos e até os riscos de corromper toda a estrutura.
Interessante, não?
Nesse artigo você vai conhecer os tipos de válvulas hidráulicas extremamente úteis para as indústrias.
Confira!
Esse texto é voltado aos donos e gestores de indústrias e o cliente é uma metalúrgica que vende itens relacionados a válvulas hidráulicas.
O seu objetivo é fazer com que o leitor adquira essas peças.
Veja que a primeira frase é uma pergunta sobre a importância das válvulas hidráulicas para as indústrias.
Incluir perguntas é muito estratégico porque engaja as pessoas com o texto, em especial se elas se referirem aos questionamentos dos leitores.
E se o consumidor está pensando em adquirir válvulas hidráulicas, obviamente quer saber as suas vantagens para o negócio dele.
Por isso o segundo e o terceiro parágrafos dão a resposta que ele precisa obter ao mostrarem os benefícios em comprar os itens.
Depois certamente o leitor vai ler o restante do artigo para conhecer as informações sobre os tipos de válvulas hidráulicas e assim entender qual precisa adquirir.
Mas como isso é bom para o seu cliente, o dono da metalúrgica?
Ele ganha autoridade, acessos à página e algumas vendas!
4- Faça um texto inteiro voltado às vantagens que o leitor vai ganhar
Como dizem muitos empreendedores de sucesso por aí: "se você não resolve um problema então não tem um negócio".
Sim, os negócios precisam resolver problemas para sobreviverem, tão simples quanto isso.
Então o que o seu cliente quer é solucionar as dificuldades e dores do público dele com os textos que você escrever.
Veja um exemplo do trecho de um texto:
São diversos os motivos para investir em uniformes personalizados.
É claro que se trata de um custo a mais e com a rotatividade de colaboradores em algumas empresas, isso pode significar apenas uma despesa.
Será?
Felizmente não!
Veja as diversas vantagens a seguir!
1- Consolidar a marca
O uso do uniforme mostra o cuidado da sua empresa com a padronização e a organização.
Mas ele também deixa clara a preocupação com a imagem do negócio.
E se existe essa atenção com a vestimenta, existe também com relação a todo o resto, como atendimento, cumprimento de prazos, etc.
Portanto, a empresa que aposta em uniformes também é a aquela que se preocupa com a satisfação dos seus clientes.
2- Utilizar de uma estratégia de Marketing
É claro que as estratégias de marketing são infinitas e provavelmente você deve praticar algumas delas na sua empresa.
Mas certamente uma tão interessante quanto as outras é o uso dos uniformes personalizados para divulgar a marca.
Assim é possível alcançar pessoas que os meios e mídias mais tradicionais não alcançam.
É claro que essa não deve ser a única estratégia de marketing, mas com certeza é também bastante eficaz.
3- Proporcionar o engajamento dos colaboradores
Os funcionários vão perceber que existe uma preocupação com a consolidação da marca e com a padronização, mostrando que a empresa quer levar a melhor experiência e percepção aos seus clientes.
E se isso é um valor para a companhia, provavelmente é também um valor o bem-estar dos colaboradores, em especial se você adquirir uma vestimenta de qualidade e confortável.
Portanto, o uso de um simples uniforme pode significar maior sentimento de pertencimento e motivação dos funcionários.
O que esse texto tem de bom?
Ele resolve os problemas dos leitores que buscam (ou estão na dúvida se compram) uniformes personalizados.
Como o artigo é persuasivo, provavelmente vai convencer diversas pessoas a adquirirem as peças, o que é bastante interessante para o seu cliente, claro.
E para você também porque no final das contas o sucesso dele é o seu sucesso!
Gostou de conhecer sobre a escrita para blogs?
Se você ainda não é um redator freelancer, pegue essas dicas e comece a trabalhar agora mesmo.
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Olha, você conquistará uma ótima experiência criando os primeiros textos lá na Textbroker, uma plataforma bem legal para iniciantes.
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Não tenho interesse, obrigado.
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