Roberta Reis - Redatora Freelancer

Como o redator freelancer deve escrever para blog?

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O redator freelancer é um profissional que escreve para outras pessoas (geralmente empresários) na modalidade ghost writer, ou escritor fantasma, em português.

Isso significa que ele escreve como se quem o contratou estivesse "falando" e "conversando" com o público.

As demandas são diversas, como e-books, textos para redes sociais, livros e muito mais, mas certamente a maior é artigos para blogs.

E não pense que essa escrita é como aquela feita nos portais de notícias.

Entre as principais diferenças estão os parágrafos curtos, a divisão do texto em subtítulos (tópicos) e o tom de conversa com o leitor.

Nesse artigo eu vou contar sobre como o redator freelancer pode criar um texto atrativo e persuasivo com base em algumas estratégias que não podem faltar.

Confira!

 

O redator freelancer e a importância da escrita estratégica para blogs

A escrita para blogs feita pelo redator freelancer é bem diferente daquela que lemos em alguns portais de notícias.

Agora você vai entender não só como ela funciona, mas também as técnicas para conquistar de uma vez o seu cliente e o leitor dele.

Aproveite as informações e faça ótimo uso delas!

1 - Entenda o objetivo do texto

Primeiro você precisa entender o negócio do cliente e o motivo pelo qual ele precisa dos seus serviços.

Para isso é necessário enviar um briefing estruturado, com perguntas estratégicas que te levem a ter essa clareza.

Nome da empresa, site, público, conhecimento do público sobre o negócio e linguagem a ser usada nos textos são alguns exemplos.

Com base nessas informações você não só entenderá 100% do negócio do cliente como também terá dados suficientes para ajudá-lo a definir os temas (se necessário) e buscar as referências mais assertivas na internet para criar o texto dele.

2- Faça títulos persuasivos

Com o briefing em mãos você precisará criar um título bastante persuasivo, afinal, ele é a porta de entrada de qualquer artigo da internet.

Isso significa que é a partir do tema que o leitor vai decidir se começa ou não a leitura de um texto.

Portanto, você realmente tem que caprichar!

Vamos supor que vá escrever um artigo sobre as vantagens da indústria 4.0.

O título poderia ser:

Indústria 4.0: aumento da competitividade e redução de custos são as principais vantagens

Veja que esses benefícios são extremamente atrativos e é tudo que o dono de uma indústria quer conquistar, certo?

Tenha apenas cuidado para que o tema não fique muito extenso.

Ele precisa mostrar algum benefício, mas, obviamente, tem que caber na página do cliente.

Então procure eliminar palavras desnecessárias e foque apenas nas imprescindíveis.

3- Crie uma introdução que resolva os problemas ou mostre vantagens

Depois do título a sua preocupação tem que ser com a introdução.

Já nas primeiras linhas você precisa resolver um problema ou mostrar as vantagens que o leitor vai encontrar ao ler o artigo.

Veja um exemplo:

 

Sabe por que as válvulas hidráulicas são de suma importância para as indústrias?

Porque elas proporcionam um desempenho muito melhor dos aparelhos industriais ao coordenarem os sistemas hidráulicos e suportarem a pressão no ponto de instalação.

Os itens ainda reduzem a presença de vazamentos e ruídos e até os riscos de corromper toda a estrutura.

Interessante, não?

Nesse artigo você vai conhecer os tipos de válvulas hidráulicas extremamente úteis para as indústrias.

Confira!

 

Esse texto é voltado aos donos e gestores de indústrias e o cliente é uma metalúrgica que vende itens relacionados a válvulas hidráulicas.

O seu objetivo é fazer com que o leitor adquira essas peças.

Veja que a primeira frase é uma pergunta sobre a importância das válvulas hidráulicas para as indústrias.

Incluir perguntas é muito estratégico porque engaja as pessoas com o texto, em especial se elas se referirem aos questionamentos dos leitores.

E se o consumidor está pensando em adquirir válvulas hidráulicas, obviamente quer saber as suas vantagens para o negócio dele.

Por isso o segundo e o terceiro parágrafos dão a resposta que ele precisa obter ao mostrarem os benefícios em comprar os itens.

Depois certamente o leitor vai ler o restante do artigo para conhecer as informações sobre os tipos de válvulas hidráulicas e assim entender qual precisa adquirir.

Mas como isso é bom para o seu cliente, o dono da metalúrgica?

Ele ganha autoridade, acessos à página e algumas vendas!

4- Faça um texto inteiro voltado às vantagens que o leitor vai ganhar

Como dizem muitos empreendedores de sucesso por aí: "se você não resolve um problema então não tem um negócio".

Sim, os negócios precisam resolver problemas para sobreviverem, tão simples quanto isso.

Então o que o seu cliente quer é solucionar as dificuldades e dores do público dele com os textos que você escrever.

Veja um exemplo do trecho de um texto:

 

São diversos os motivos para investir em uniformes personalizados.

É claro que se trata de um custo a mais e com a rotatividade de colaboradores em algumas empresas, isso pode significar apenas uma despesa.

Será?

Felizmente não!

Veja as diversas vantagens a seguir!

1- Consolidar a marca

O uso do uniforme mostra o cuidado da sua empresa com a padronização e a organização.

Mas ele também deixa clara a preocupação com a imagem do negócio.

E se existe essa atenção com a vestimenta, existe também com relação a todo o resto, como atendimento, cumprimento de prazos, etc.

Portanto, a empresa que aposta em uniformes também é a aquela que se preocupa com a satisfação dos seus clientes.

2- Utilizar de uma estratégia de Marketing

É claro que as estratégias de marketing são infinitas e provavelmente você deve praticar algumas delas na sua empresa.

Mas certamente uma tão interessante quanto as outras é o uso dos uniformes personalizados para divulgar a marca.

Assim é possível alcançar pessoas que os meios e mídias mais tradicionais não alcançam.

É claro que essa não deve ser a única estratégia de marketing, mas com certeza é também bastante eficaz.

3- Proporcionar o engajamento dos colaboradores

Os funcionários vão perceber que existe uma preocupação com a consolidação da marca e com a padronização, mostrando que a empresa quer levar a melhor experiência e percepção aos seus clientes.

E se isso é um valor para a companhia, provavelmente é também um valor o bem-estar dos colaboradores, em especial se você adquirir uma vestimenta de qualidade e confortável.

Portanto, o uso de um simples uniforme pode significar maior sentimento de pertencimento e motivação dos funcionários.

 

O que esse texto tem de bom?

Ele resolve os problemas dos leitores que buscam (ou estão na dúvida se compram) uniformes personalizados.

Como o artigo é persuasivo, provavelmente vai convencer diversas pessoas a adquirirem as peças, o que é bastante interessante para o seu cliente, claro.

E para você também porque no final das contas o sucesso dele é o seu sucesso!

 

Gostou de conhecer sobre a escrita para blogs?

Se você ainda não é um redator freelancer, pegue essas dicas e comece a trabalhar agora mesmo.

Onde conseguir trabalhos?

Olha, você conquistará uma ótima experiência criando os primeiros textos lá na Textbroker, uma plataforma bem legal para iniciantes.

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