Roberta Reis - Redatora Freelancer

Como o redator freelancer deve fazer uma proposta ao cliente pelo 99Freelas?

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Quando o redator freelancer se cadastra no 99Freelas e começa a ter acesso aos trabalhos publicados pelos clientes, ele precisa saber sobre a importância desse primeiro contato.

A ideia é gerar empatia logo de cara fazendo o uso de algumas estratégias, como chamar o interessado no serviço pelo nome, incluir o método do seu trabalho e mostrar as vantagens dele, etc.

Nesse artigo eu vou justamente ensinar como o redator freelancer pode fazer uma proposta realmente atrativa.

Confira a seguir!

 

A importância da proposta feita pelo redator freelancer no 99Freelas

O ideal é que o redator freelancer receba por e-mail as oportunidades publicadas pelos clientes no 99Freelas.

Para isso, depois de fazer o seu cadastro, basta ir em Contas, Notificações e Alertas e ativar a opção "Me avisar quando houver um projeto interessante para mim".

Aliás, aproveite para ativar as demais também. 

Assim você será informado quando receber uma mensagem do cliente, quando ele aceitar a sua proposta, etc.

E isso facilita muito a sua vida.

Bom, ao receber a oportunidade por e-mail é só abrir para ser direcionado à plataforma e visualizar as informações colocadas pelo cliente, que podem ser relacionadas às suas necessidades, aos requisitos para o trabalho, aos conhecimentos que o redator precisa ter, entre outras.

Porém, nem todos fazem uma divulgação tão completa.

Alguns apenas dizem que precisam de artigos, até porque, muitos são novatos nessa demanda e não sabem exatamente como funciona o processo.

Nestes casos a sua proposta deve ser mais detalhada e explicativa.

Bom, é claro que além de textos para blog você vai se deparar com pessoas precisando de e-books, livros, cartas comerciais, e-mails de apresentação, e-mails marketing, informações para landing page, e muito mais.

Portanto, é essencial que você leia tudo que está sendo solicitado antes de se candidatar à oportunidade.

A minha dica é que jamais se candidate a um trabalho que não conseguirá fazer.

E isso se aplica ao nicho de atuação.

Se a empresa do cliente for de válvulas solenoides, por exemplo, ele precisará de um redator com algum conhecimento técnico nisso para desenvolver um texto que atenda as suas expectativas.

Se você pegar o trabalho e fizer totalmente fora do esperado, certamente vai acabar se queimando.

Calma! A maioria você consegue pegar, afinal, não é necessário que tenha conhecimentos avançados em alguns mercados para elaborar conteúdos de qualidade para eles.

Alguns são bastante simples de entender, bastando poucas pesquisas na internet.

E vai chegar uma hora que você vai ficar craque e poderá até colocar essas experiências em destaque no seu portfólio para conquistar outros clientes do mesmo nicho.

Tá, então vamos supor que você viu uma oportunidade que vale a pena se candidatar.

Em primeiro lugar é necessário que envie uma proposta ao cliente para que ele possa entender um pouco mais sobre os serviços que presta e as vantagens em te contratar.

Para saber como fazer uma bastante atrativa, leia o tópico seguinte.

 

Como o redator freelancer deve fazer uma proposta?

Veja algumas dicas de como o redator freelancer pode fazer uma proposta bem atrativa pelo 99Freelas:

1- Chame o cliente pelo nome para gerar uma aproximação.

2- Fale sobre você e sobre a sua experiência. Se for novato, não precisa mencionar.

3- Coloque que o intuito do meu trabalho é ajudá-lo a atingir os seus objetivos por meio de artigos para blogs.

4- Acrescente o seu método de trabalho, como:

- Entendimento do negócio, objetivos e público.

- Busca de assuntos que sejam tendência no mercado. Atenção: caso o cliente já tenha os temas você não precisará buscar esses assuntos, certo?

- Criação de temas estratégicos para os textos (se necessário). Diga que a premissa desses temas é resolver um problema ou facilitar a vida do leitor. 

- Elaboração do(s) texto(s) com palavras-chave (para SEO), tom de conversa com o leitor (para aproximar o público do negócio), introdução que mostre o que o leitor vai ganhar ao ler o artigo, texto inteiro focado em solução de problemas e ganhos, subtítulos (tanto para SEO quanto para a leitura mais agradável) e parágrafos curtos (para SEO e para boa leitura em dispositivos móveis).

5 - Se for o caso, sugira um calendário editorial, com um texto por semana, por exemplo, para que o blog tenha periodicidade de publicações, o que é também bastante interessante para SEO.

6 - Diga que você pode também fazer um texto teste (pago) para que conheça melhor o seu trabalho antes de fecharem um projeto maior. Isso quebra algumas possíveis objeções em te contratar.

7 - Especifique que caso ele já tenha os assuntos ou os temas, basta enviar para que faça os textos com base neles, afinal, o calendário editorial é apenas uma sugestão.

8 - Chegou a hora de colocar o preço. Caso o cliente não tenha mencionado a quantidade de palavras que precisa, fale que o valor vai depender dessa informação e inclua um exemplo com o seu respectivo preço, como 600 palavras, que é um bom tamanho para blog.

9 - É importante especificar também que os artigos são entregues em Word, mas que você pode utilizar o Google Drive caso essa seja a ferramenta que ele usa para controle. 

10 - Inclua os seus contatos para conversarem melhor (telefone, e-mail, etc.).

11 - Para finalizar, diga que está à disposição para ajudar.

Essa proposta é bastante informativa e válida para um cliente que ainda não entende como funciona o trabalho do redator e, muitas vezes, não sabe nem por onde ele começa.

Nos outros casos você deve personalizá-la de acordo com a necessidade de cada um.

Para finalizar é importante que saiba que o site mostra a média de preços e prazos dos demais redatores, que geralmente são baixíssimos (tanto o preço quanto o prazo).

Não dê ênfase a isso.

Lembre-se de que você quer atrair clientes que enxergam valor no seu trabalho e, portanto, não vão se preocupar com os preços e prazos dos demais.

Caso o cliente goste da sua apresentação e se interesse pelo seu trabalho, enviará uma mensagem por meio do 99 Freelas solicitando mais informações.

Fique atento a elas e responda tudo rapidamente.

Percebendo que ele realmente tem interesse, é importante solicitar o seu e-mail e enviar a proposta com todas as suas condições.

Tratarei disso em detalhes em outro texto.

 

Essa é a melhor forma de fazer uma proposta ao cliente por meio do 99Freelas.

Não deixe de seguir esse passo a passo para caminhar rumo aos seus 5k!

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