Roberta Reis - Redatora Freelancer

Como escrever um artigo e tornar o seu blog atrativo?

Simplesmente saber escrever bem não é o suficiente para tornar um artigo atrativo. Para isso, é preciso utilizar técnicas específicas e estratégias diferenciadas!

Quer saber como escrever um artigo para o seu blog?

Legal, pois essa estratégia é com certeza uma das mais importantes para proporcionar autoridade e muito mais cliques e vendas para qualquer negócio!

Mas será que apenas gostar de escrever é o suficiente para o sucesso da sua página?

Talvez eu até te decepcione com a resposta, mas infelizmente ela é justamente aquela que você não quer ouvir: não!

Mas por quê?

Porque um artigo para blog requer o uso de determinadas técnicas para aparecer lá no topo do Google e também para se tornar interessante para o leitor, simples assim!

E, obviamente, é isso que você quer, não é?

Mas então, o que fazer?

É o que vou te contar nas próximas linhas.

Fique por aqui e aproveite para saber como escrever um artigo e deixar o seu blog do jeitinho que você e os seus clientes gostam!

O empreendedor pode escrever os seus próprios artigos para o blog?

Antes de saber como escrever um artigo, vamos entender se é interessante você mesmo escrever os seus?

Leia essas perguntas:

- Qual é o seu objetivo com os textos que vai escrever?

- Quer que eles apareçam no Google?

- Quer que as pessoas leiam?

- Quer que elas comentem e compartilhem?

- Quer receber mais acessos e realizar mais vendas?

É claro que escrever bem já é um grande passo para criar os seus próprios artigos, só que isso apenas não basta.

Existem algumas técnicas que os tornam mais interessantes para o leitor e que ainda por cima fazem com que fiquem bem posicionados nos buscadores.

Quer saber quais são elas?

Então leia o próximo tópico!

Como escrever um artigo para blog?

Agora você vai saber exatamente como escrever um artigo para blog, ou melhor, vai entender todas as técnicas necessárias para que ele fique bem posicionado no Google e para que os visitantes cliquem e façam a leitura.

Mas antes, te convido a ler o texto que fiz Por que ter um blog? Conheça todas as vantagens para o seu negócio.

Assim, você já fica sabendo os motivos para apostar nessa estratégia!

Bom, vamos agora conhecer as técnicas que levam um artigo a ficar atrativo, do jeito que você e os seus clientes querem?

1 – Boa escrita

Alguns errinhos de português realmente passam batido, mas pode apostar que eles fazem toda a diferença para o leitor.

É claro que somos seres humanos e estamos suscetíveis a falhas, em especial quando consideramos que a escrita brasileira não é lá a mais fácil do mundo.

Mas acontece que essas pequenas falhas podem trazer uma consequência desastrosa para a sua empresa: perder credibilidade e fazer com que o leitor saia da página e acesse a da concorrência.

E se ela estiver bem escrita? Ponto positivo pra o concorrente e negativo para você!

2 – SEO

SEO é a sigla para search engine optimization, ou otimização para motores de busca, em português.

E a técnica de SEO mais usada no marketing de conteúdo é a palavra-chave.

Mas o que é isso?

É aquela mais procurada pelas pessoas, desde que relacionada ao tema do artigo, e que, obviamente, oferece mais chances do seu texto aparecer no Google e ser clicado se alguém colocá-la no buscador.

Existem ferramentas que mostram exatamente quais são essas palavras, inclusive com o número de buscas mensais e com a concorrência, que pode ser baixa, média ou alta.

Quanto mais buscas por uma palavra e menor a concorrência (menos blogs publicando), mais estratégico vai ser se você utilizá-la no conteúdo.

Mas ela deve ser colocada em qualquer lugar?

Jamais!

Calma, vou explicar!

A palavra-chave desse texto que está lendo agora é como escrever um artigo.

Veja que eu a utilizei no título e no primeiro e último parágrafos da introdução.

Melhor ainda se ela estiver nos subtítulos e nos primeiros parágrafos dos subtítulos.

E mais interessante será se você usar palavras secundárias, de menor relevância, e que também estejam relacionadas com o seu texto.

Mas atenção: A palavra-chave precisa fazer sentido no parágrafo e deve ter relação com o tema do artigo.

Isso mesmo! Caso contrário, o robô do Google vai identificar a sua tentativa e você receberá a punição de não ter o conteúdo ranqueado. Complicado né?

Fora que eu nem preciso mencionar que os leitores logo vão sair da página quando perceberem que o artigo não tem sentido ou que não tem nada a ver com que estão procurando.

Por fim, a palavra-chave é essencial para SEO, mas ela por si só não basta.

Existem muitas estratégias que envolvem a técnica e que são essenciais no seu blog.

Clique aqui e conheça todas elas!

3 – Título atrativo

O título necessariamente precisa conter a palavra-chave e mostrar algum benefício ao leitor.

É isso que vai fazer com que as pessoas cliquem no link lá no Google e comecem a fazer a leitura.

Vou dar um exemplo com a palavra-chave ERP de Contas a Pagar.

Que tal se ao invés de Saiba mais sobre o ERP de Contas a Pagar, escrevermos o título ERP de Contas a Pagar: conheça as vantagens e faça o seu negócio crescer?

Bem melhor, não?

Agora, vamos supor que você está pensando em contratar um ERP de Contas a Pagar para a sua empresa, mas não tem certeza se vale a pena.

Ao fazer a busca da palavra-chave no Google e ver um link com esse último título, provavelmente vai se interessar, certo?

Afinal, ele mostra não só as vantagens do sistema, mas também a relevância dele para o crescimento do seu negócio. Quem não quer isso?

4 – Benefícios no início do texto

Você sabia que as pessoas ficam em média apenas 7 segundos em um artigo para blog?

Sabe por quê?

Porque elas nem sempre encontram o que estão procurando.

Obviamente, o leitor quer resolver problemas e encontrar soluções, vantagens e benefícios para a sua vida.

Então, dê isso a ele com o seu artigo!

Não importa se o texto tem 500 ou 3000 palavras. O importante é oferecer o que a pessoa quer logo de cara.

Portanto, fale dos benefícios no segundo ou no terceiro parágrafo, no máximo.

Assim, as chances do leitor ficar mais tempo na sua página, compartilhar o seu artigo e começar a te acompanhar são infinitamente maiores.

5 – Parágrafos curtos

Você sabia que de acordo com o IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o celular foi o principal meio usado para o acesso à internet nos últimos anos?

Segundo a fonte, em 2016, 94,6% das pessoas que acessaram a internet o fizeram pelo celular, dentro ou fora de casa. E pode ter certeza de que esse número já cresceu bastante!

O microcomputador foi utilizado por 63,7%, o tablet por 16,4% e a televisão por 11,3%.

Mas o que isso tem a ver com os parágrafos curtos que vou mencionar nesse tópico?

Tudo a ver!

Você já percebeu o quanto é difícil fazer a leitura de um artigo pelo celular com aqueles blocos enormes de textos sem fim?

Se você encurtá-los, o seu conteúdo vai ficar muito mais interessante e as chances do leitor aproveitá-lo até o final são bem maiores.

Sabe aquela regra que aprendeu de trocar de parágrafo só quando for mudar de assunto?

Esquece!

Tudo é diferente na hora de escrever para o blog.

Ele não é um mero livro impresso e depende de técnicas específicas para conquistar o leitor.

Resumindo: quanto menor o parágrafo, melhor.

Qual o tamanho?

Exatamente o que estou colocando aqui: no máximo 3 linhas!

6 – Tom de conversa com o leitor

Aposte no tom de conversa com o leitor nos seus artigos, por maiores que eles sejam.

Além da leitura fluir muito melhor, o texto fica bem mais interessante.

Fora que isso estreita e aproxima o seu relacionamento com o seu cliente, o que é bem interessante para os seus resultados, pode apostar!

7 – Relevância

O seu artigo está relevante para você? Legal, mas e para o leitor?

É ele que interessa, certo?

Se coloque no lugar de quem acessou o texto e procure entender o que essa pessoa quer ler.

Resolva os problemas dela, ajude-a.

Inclua informações relevantes e mostre o que ela vai ganhar, no início, no meio e no fim.

Acrescente também, se possível, dados estatísticos com as respectivas fontes para tornar o artigo mais embasado. Isso vai te dar muita autoridade!

8 - Subtítulos

Os subtítulos nada mais são que os tópicos do artigo.

Eles são essenciais para tornar o conteúdo atrativo e a leitura interessante.

Isso porque separam o texto. Visualmente ele fica menos cansativo, mesmo que seja longo.

Além disso, você facilita a vida daquelas pessoas que precisam apenas de um ou dois tópicos para esclarecerem as suas dúvidas.

Apesar do acesso mais curto não ser tão interessante para o seu resultado, considere que conseguiu resolver um problema apenas naquele tópico.

Então, isso não será um impeditivo para o leitor começar a te acompanhar, compartilhar a sua página, se cadastrar na newsletter, comprar de você, acessar outras vezes o blog e muito mais.

O importante é a relevância que o artigo teve para ele a ação que vai realizar, mesmo que o acesso tenha sido mais rápido.

Agora que você já sabe como escrever um artigo, o que acha de apostar nessas técnicas para deixar o seu blog ainda mais atrativo?

Você não vai se arrepender!

Depoimentos

Veja o que os meus clientes falam sobre o meu trabalho

Desenvolvimento de Artigos

Murillo Luz

Proprietário da Murillo Luz Estúdio Fotográfico

"A Roberta foi um achado entre tantos redatores que pesquisei! Além de ter superado minhas expectativas com os textos, a Roberta é uma profissional muito comprometida, atenciosa, com um valor super justo e o melhor pra mim: cumpriu todos os prazos de entrega! Além da experiência em SEO com a elaboração de textos com alto potencial para atrair leitores! Recomendo de olhos fechados e espero fazer muitos textos ainda com ela!"

Desenvolvimento de Artigos

Francisco Marengo

Diretor da Audio Prime

"O interesse em desenvolver um texto coerente é genuíno. Já tivemos experiências com outras produtoras de conteúdo em que muito se escreve, mas na essência não diz nada. Fico satisfeito nas contratações pontuais da Roberta para fomentar nossas mídias, além da agilidade na entrega, o que me economiza tempo em planejamento."

Desenvolvimento de Artigos

Guilherme Mendes

CEO da EuMeDeiBem.com

"O texto produzido foi de extrema qualidade e me deixou surpreso com a velocidade e a forma com que foi escrito."

Desenvolvimento de Artigos

Rafael Geyger

Diretor da Conteúdo Digital

"Roberta possui um texto de qualidade acima da média. Produz rápido e produz bem. Seu conteúdo é original e sempre adequado à pauta."

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