Roberta Reis - Redatora Freelancer

Como fazer SEO: entenda a importância desse conceito para o seu negócio

Essa otimização para motores de busca é a peça-chave que faltava para o seu site ou blog ficarem bem posicionados no Google.

Como fazer SEO? Essa é com certeza a pergunta de muitos empreendedores por aí.

E ela está presente na nossa vida pelo simples fato de que hoje em dia, dificilmente uma empresa sobrevive sem as estratégias de marketing de conteúdo.

Você precisa ter presença online não só para divulgar o seu produto ou solução, mas também porque grande parte dos seus clientes potenciais está na internet!

Mas deixa eu te explicar um pouco mais sobre o SEO.

Essas letras são a sigla para Search Engine Optimization, que significa, em português, otimização para motores de busca.

Isso nada mais é que uma forma de você ser encontrado na internet pela sua audiência, afinal, não basta simplesmente estar online se ninguém sabe que você existe.

Você precisa de ações estratégicas para que chegue finalmente no seu público-alvo.

É aí que entra o SEO.

Nas próximas linhas vou te explicar mais sobre ele. Confira!


1- Como fazer SEO utilizando o title tag

Essencial na hora de pensar em como fazer SEO, o title tag não é aquele título que você faz para o blog pensando nos seus leitores.

É o título da página, o que aparece depois que colocamos a palavra-chave no buscador do Google e clicamos no enter.

Estrategicamente, ele precisa conter a palavra-chave que tem sido mais buscada pelas pessoas, de preferência no início. É isso que será determinante para você aparecer nos primeiros resultados.

Essa palavra não deve ultrapassar 63 caracteres porque tudo que está depois disso não será visto. Não coloque também códigos e vírgulas.

As ferramentas gratuitas para a criação de sites, como o Wordpress, já possuem campos específicos para a title tag.


2- Otimização para motores de busca nos subtítulos

Chamados de H1, H2, H3, e assim por diante, as heading tags, ou subtítulos, ajudam muito o seu texto a ficar atrativo para os leitores.

E, quando acrescentados as palavras-chave em locais estratégicos, eles te ajudam a ficar bem posicionado nos motores de busca.

Veja nesse artigo como utilizá-los no seu texto.


3- Como fazer SEO na URL

Essa é uma das melhores estratégias na hora de saber como fazer SEO.

A URL precisa ter o conteúdo da página ou do artigo, a palavra-chave principal e ser de fácil entendimento.

Outra estratégia é separar as palavras por hífen para que os robôs dos buscadores possam entender.

Elas devem também ser objetivas e curtas e aparecer com as letras minúsculas.

Tudo isso facilitará muito o seu posicionamento no Google.


4 – Otimização para motores de busca com conteúdo estratégico

O seu conteúdo deve ser atrativo para os leitores, assim eles ficarão o tempo que for preciso na página, navegando ou lendo os artigos.

Quanto mais acessos e mais tempo de navegação, melhor o seu posicionamento.

Mas o conteúdo precisa ter as palavras-chave em locais estratégicos, pois isso garantirá que você seja visto pelos motores de busca.

Tenha apenas cuidado para não colocá-las em locais que façam com que o texto fique sem sentido. Cuide também para não colocar muitas palavras-chave, ao ponto do conteúdo ficar estranho.

Isso não é visto pelo Google como uma boa prática e não te ajudará em nada no ranqueamento.

Com relação ao tamanho do texto, não existe um ideal, mas a tendência é que aqueles maiores, com cerca de 2000 palavras, fiquem melhor posicionados.


5 – Como fazer SEO com meta description

Saber aquele resumo que aparece logo depois que você digita uma palavra no Google e dá enter?

Sim, aquele que fica abaixo do título e da URL.

Essa é a meta description.

Assim como o title, também existe um campo para ela nas ferramentas gratuitas de criação e gerenciamento de sites.

Ela deve conter a palavra-chave, desde que de forma natural, claro, ter no máximo 160 caracteres, descrever o conteúdo do artigo e, por fim, ser atrativa e objetiva, justamente para que o leitor clique nela.


6 – Responsividade na otimização para motores de busca

Responsividade significa otimização para os dispositivos móveis, que são os nossos conhecidos celulares.

Não, só publicar um artigo ou criar um site não fará com que a página ou artigo fiquem organizados quando vistos pelo celular.

E como consequência, o cliente sairá do seu site rapidamente e procurará o da concorrência, o que vai fazer com que perca umas boas posições no Google.

Para você ter uma ideia, segundo o IBGE, em 2015, 92,1% dos domicílios brasileiros acessaram a internet pelo celular. Em 2014, esse número foi de 80,4%.

Isso quer dizer que existe uma tendência das pessoas acessarem cada vez mais a internet pelo aparelho.

Portanto, crie um site reponsivo, que ficará organizado ao ser visto pelo celular!


7 – Como fazer SEO com linkagem interna

Aproveite os textos que já escreveu no seu blog e coloque esses links em novos artigos.

Isso mostra para o Google como os conteúdos se relacionam e quais precisam receber prioridade.

Além disso, o seu leitor ficará muito satisfeito porque ele terá a chance de receber informações completas quando entrar na sua página.


Agora que você já sabe como fazer a otimização para motores de busca, fique atento a essas dicas.

Elas vão te ajudar muito a colocar a sua página nos primeiros resultados do Google, além de, é claro, receber os tão esperados acessos.

Mas atenção: colocar essas técnicas em prática é muito mais valioso do que simplesmente saber como fazer SEO.

Então, o que espera para começar agora mesmo?

Depoimentos

Veja o que os meus clientes falam sobre o meu trabalho

Desenvolvimento de Artigos

Murillo Luz

Proprietário da Murillo Luz Estúdio Fotográfico

"A Roberta foi um achado entre tantos redatores que pesquisei! Além de ter superado minhas expectativas com os textos, a Roberta é uma profissional muito comprometida, atenciosa, com um valor super justo e o melhor pra mim: cumpriu todos os prazos de entrega! Além da experiência em SEO com a elaboração de textos com alto potencial para atrair leitores! Recomendo de olhos fechados e espero fazer muitos textos ainda com ela!"

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Diretor da Audio Prime

"O interesse em desenvolver um texto coerente é genuíno. Já tivemos experiências com outras produtoras de conteúdo em que muito se escreve, mas na essência não diz nada. Fico satisfeito nas contratações pontuais da Roberta para fomentar nossas mídias, além da agilidade na entrega, o que me economiza tempo em planejamento."

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