Roberta Reis - Redatora Freelancer

Como se tornar um redator freelancer?

Conheça as principais dicas para conquistar boas oportunidades de negócios!

Se você está lendo esse artigo, é porque realmente quer se tornar um redator freelancer, acertei?

Pois é, gostar de escrever, trabalhar em casa, fazer os seus horários, não ter chefe, assumir poucas despesas no negócio e sim, ganhar bem, são os motivos que mais atraem as pessoas.

Mas o que a maioria não sabe, é como ingressar e começar a pegar os primeiros trabalhos.

Que bom que hoje você vai saber.

Darei duas dicas: uma para quem nunca atuou na área e outra para quem já tem alguma experiência ou possui uma formação que proporciona maior habilidade com a escrita.

Interessado?

Então fique por aqui e leia esse artigo sobre como se tornar um redator freelancer!


Não tem experiência? Saiba como se tornar um redator freelancer

Em outro artigo falei muito sobre a importância de fazer uma análise crítica da sua escrita antes de ser um redator freelancer.

Pedir para amigos e familiares lerem os seus textos é uma das sugestões.

Mas se acha que precisa aprimorar, a dica é fazer cursos online, ir atrás de conhecimento por meio de artigos na internet, incluir o hábito da leitura no dia a dia e praticar ao máximo.

Sim, o seu texto precisa ser minimamente bom para que possa iniciar os trabalhos.

Feito isso, o próximo passo é ingressar em uma plataforma especializada em conteúdo.

Essa é também uma maneira de testar na prática o seu conhecimento atual e evoluir a escrita técnica, que envolve artigos que supram uma necessidade de mercado (contendo palavras-chave, parágrafos curtos, título atrativo, etc).

Como funciona?

Basicamente, você vai fazer textos testes com base em algumas regras, que serão analisados pela equipe de cada site.

Mas atenção: siga à risca as regrinhas para você conseguir passar de primeira e já começar a trabalhar.

A Textbroker é uma boa pedida.

O teste não é demorado e também não é muito complexo.

É só fazer um artigo simples para você entrar como 2, 3, 4 ou 5 estrelas.

Quanto maior o número de estrelas, mais você ganha.

Mas se entrar como 2 estrelas, não se preocupe.

Com o tempo você vai melhorando e a plataforma vai te jogando para patamares maiores.

Se paga bem?

Mais do que alguns redatores cobram por aí, mas ainda assim não é muito.

Porém, o importante, nesse momento, não são os ganhos, mas sim o aprendizado e o seu ingresso no mercado, certo?

Em pouco tempo você já vai conseguir preencher o portfólio e ainda por cima ficará muito mais seguro na hora que pintar um cliente mais robusto.

É apenas um começo, o início de uma trajetória de sucesso (assim esperamos ☺)!

Outros sites interessantes são: Contentools e Meu Redator.

Existem alguns até mais populares, mas o processo de entrada é tão complexo e demorado, que você precisa avaliar se realmente vale a pena.

Afinal de contas, essas dicas são mais para começar e não para ficar nessas plataformas eternamente.

Você vai trabalhar nelas por um tempo, receber feedbacks (nem todas oferecem, infelizmente) tanto de um responsável pelo site quanto do empreendedor, e assim ter a chance de melhorar.

A ideia é que saia o quanto antes e prospecte clientes com um bom portfólio e uma boa venda do seu serviço!


Já tem experiência ou formação que proporcionam maior habilidade com a escrita?

A primeira coisa que precisa fazer é ter um portfólio.

Use o Behance por enquanto. Mais pra frente é legal criar um site mesmo, com todos os seus serviços, clientes, depoimentos de quem te contratou, exemplos de trabalhos que fez, etc.

Ferramentas como o Wix e o WordPress são boas opções, porém, elas requerem algum conhecimento em programação que poucos redatores possuem (eu tentei o WordPress e confesso que foi difícil pra caramba).

Para te ajudar, estou elaborando uma plataforma específica para redatores, bem simples e que não requer habilidades em programação.

Pode deixar que quando ela estiver pronta você vai saber!

Bom, voltando ao nosso tema...

No portfólio, coloque os seus dados, a sua foto, os seus serviços e alguns trabalhos que já fez.

Se não puder divulgar nenhum porque só atuou como ghost-writer, escreva uns três ou quatro textos só para colocar lá.

Afinal, é imprescindível que o cliente conheça a sua forma de escrita.

Caso contrário, pode ter certeza que as chances de te contatar são praticamente nulas.

Lembre-se que ele não tem tempo a perder e geralmente vai eliminando aquilo que não “serve”.

O que vai servir?

O que tiver o que ele precisa, simples assim!

Se coloque no lugar do empreendedor. Trata-se de um serviço e, portanto, quanto mais informações e assertividade no trabalho, mais chances você terá de ser contratado.

Portfólio criado?

Agora eu vou indicar duas plataformas para você buscar os jobs: o 99Freela e o Workana.

Elas são praticamente sites de empregos voltados a freelancers.

Basicamente, os empresários divulgam as oportunidades, você recebe, avalia e envia a sua proposta.

Lembra daqueles pequenos e médios empreendedores que estão sedentos por artigos nos seus blogs que mencionei em outro texto por aqui?

Eles estão todos lá (ou ao menos grande parte deles)!

Portanto, essas plataformas são ótimas opções para você encontrar diversos jobs.

Sim, tem um monte de gente cobrando baratinho e, pior, muitos clientes dispostos a contratá-las.

E se você for mesmo bom, melhor do que a maioria, e quer ter sucesso como redator, o seu preço obviamente tem que ser maior.

Se tem oportunidades para você lá?

Claro. São aquelas pessoas que enxergam valor nesse trabalho, que já contrataram o baratinho e se deram mal, que são extremamente exigentes com o serviço, que querem qualidade e cumprimento de prazos, etc.

Para que elas percebam os seus diferenciais, existem alguns macetes, como:


1- Pague para aparecer primeiro

Essas plataformas oferecem opções de pacotes com algumas vantagens.

Uma delas é aparecer primeiro que os demais freelancers para os clientes e ter a chance de enviar a proposta antes de todos eles.

No 99Freela, por exemplo, o maior plano custa R$ 59,90 por mês.

E ele rapidamente se paga, considerando que fará diversos contatos, mostrará o seu portfólio e diferenciais e, consequentemente, fechará alguns bons trabalhos.

Isso já é um tremendo ganho!

Tem pouco dinheiro para investir?

Use apenas uma plataforma.

Ela já será muito eficiente!


2- Filtre os clientes

Não saia enviando proposta para todo mundo.

Em um primeiro momento você talvez até faça isso devido à pouca familiaridade com o site.

Mas com o tempo vai identificar o tipo de cliente que interessa e que provavelmente está disposto a pagar pelo serviço.

É para esse cara que deve enviar.


3- Personalize a proposta

Envie a sua proposta chamando o cliente pelo nome, mostrando o conhecimento que tem no mercado dele, os textos que já fez para esse nicho, etc.

Deixe claras as suas habilidades e conhecimentos e a forma como pode ajudá-lo.

Quem não gosta de se sentir importante e exclusivo?

É isso que essa aproximação vai proporcionar.


4- Envie a sua proposta por e-mail

Depois de receber contato de um cliente interessado, peça o e-mail dele e diga que enviará uma proposta formal na sua caixa de entrada.

Nela, coloque o serviço que será prestado, tudo que está incluso no valor, os seus diferenciais, preços, prazo de entrega, forma de pagamento e validade da proposta.

Isso denota profissionalismo e é também uma oportunidade de mostrar a sua forma de trabalhar.

Mas atenção: o 99Freela permite que você realize esse contato por fora, já o Workana não.

De qualquer forma, alguns clientes fazem questão de fechar um primeiro trabalho pela plataforma por uma questão de segurança.

Com o tempo eles vão te conhecendo melhor e provavelmente farão o processo da sua maneira.

Bom, eu sempre usei o 99Freela e para mim deu super certo.

Fecho tudo por fora porque acho que isso mostra maturidade profissional e ainda por cima traz o empreendedor para perto de você.

Mas é interessante saber que existem outras opções.

Fica a seu critério sobre qual (ou quais) usar.


Essas dicas de como se tornar um redator freelancer te ajudaram?

Envie uma mensagem para mim!

Depoimentos

Depoimentos: Veja o que os clientes falam sobre o meu trabalho

Desenvolvimento de Artigos

Marcos Marcon

Coordenador de Marketing da WMW Systems

"Desde o meu primeiro trabalho com a Roberta eu já percebi um diferencial. Sempre trabalhei com freelancers que encontrava em plataformas de redatores e sempre há uma dificuldade em encontrar alguém que cumpra prazos e que entenda exatamente a sua necessidade. A Roberta vai além disso, se precisar, proativamente ela vai atrás de informação pra complementar o trabalho. Lembro que já no primeiro job que fiz com ela, não precisei dizer nada, ela entrou no site da empresa, pesquisou, leu sobre o produto, entendeu as funcionalidades chaves e usou essas informações pra produzir um texto que veio literalmente pronto. Geralmente eu costumo revisar e adicionar informações nos textos que compro, com a Roberta eu tenho feito isso cada vez menos. A capacidade de ela entregar sempre algo além do que eu pedi sempre impressiona. Acabamos firmando uma parceria e ela virou meu principal contato na produção de conteúdo. Seja um blog post, um press release ou um e-book. Confio nela pra executar qualquer trabalho relacionado a redação."

Desenvolvimento de Artigos

Andreo Simonetto

Supervisor da Ellite Digital

"O trabalho desenvolvimento pela Roberta é excelente, é uma profissional bem organizada e sempre entrega as demandas dentro do prazo."

Desenvolvimento de Artigos

Marco Túlio Vieira

Diretor Geral da Cloud Labs

"Todos os trabalhos feitos em conjunto com a Roberta foram de sucesso. Ela demonstra muita dedicação e talento."

Desenvolvimento de Artigos

Murillo Luz

Proprietário da Murillo Luz Estúdio Fotográfico

"A Roberta foi um achado entre tantos redatores que pesquisei! Além de ter superado minhas expectativas com os textos, a Roberta é uma profissional muito comprometida, atenciosa, com um valor super justo e o melhor pra mim: cumpriu todos os prazos de entrega! Além da experiência em SEO com a elaboração de textos com alto potencial para atrair leitores! Recomendo de olhos fechados e espero fazer muitos textos ainda com ela!"

Desenvolvimento de Artigos

Francisco Marengo

Diretor da Audio Prime

"O interesse em desenvolver um texto coerente é genuíno. Já tivemos experiências com outras produtoras de conteúdo em que muito se escreve, mas na essência não diz nada. Fico satisfeito nas contratações pontuais da Roberta para fomentar nossas mídias, além da agilidade na entrega, o que me economiza tempo em planejamento."

Desenvolvimento de Artigos

Guilherme Mendes

CEO da EuMeDeiBem.com

"O texto produzido foi de extrema qualidade e me deixou surpreso com a velocidade e a forma com que foi escrito."

Desenvolvimento de Artigos

Rafael Geyger

Diretor da Conteúdo Digital

"Roberta possui um texto de qualidade acima da média. Produz rápido e produz bem. Seu conteúdo é original e sempre adequado à pauta."

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