Roberta Reis - Redatora Freelancer

Curso de idiomas: benefício ou estratégia de desenvolvimento na gestão de Recursos Humanos?

Curso de idiomas: benefício ou estratégia de desenvolvimento na gestão de Recursos Humanos?

Cada vez mais os profissionais precisam do inglês para aprimorarem as suas competências, seja para realizar trabalhos fora do Brasil ou para dialogar com estrangeiros de dentro da própria empresa.

Considerada a língua mais falada no mundo, o inglês é essencial no ambiente corporativo para que pessoas de diferentes países possam se comunicar de forma satisfatória.

Assim, uma companhia que tem profissionais no Brasil, nos Estados Unidos, na Argentina e no México, pode perfeitamente abrir espaço para o diálogo entre os colaboradores de todas essas nacionalidades.

E essa situação será cada vez mais comum, seja porque as empresas estão expandindo para outros países, porque estão passando por fusões ou até por estarem ampliando os seus ramos de atuação.

É por isso que hoje, oferecer o inglês para os colaboradores já não é mais considerado simplesmente um benefício, mas sim uma estratégia de negócios e um investimento que é feito no funcionário e na própria companhia.

Mais do que isso, o conhecimento do idioma garante a participação de todos em reuniões, na realização de projetos e também no planejamento de estratégias entre profissionais de diversas regiões do mundo.

A seguir listamos algumas características que mostram que o curso de idioma é imprescindível para a gestão de Recursos Humanos. Confira!


1 – Manter os talentos

Talvez a sua empresa precise urgente fornecer um curso de idiomas aos seus funcionários. Imagine se ela tiver que contratar mais pessoas para suprir essa demanda?

O que acha então de capacitar a sua própria equipe com um curso de idiomas eficaz?

É muito melhor para a sua empresa aproveitar os conhecimentos dos profissionais que já fazem parte do quadro, já conhecem o trabalho e já estão engajados com o negócio do que contratar alguém que levará tempo até que chegue nesse patamar.


2 – Motivar funcionários

A motivação dos colaboradores aumentará consideravelmente, não porque você está dando a eles um benefício, mas sim por torná-los uma aposta da empresa e peças-chave nas suas estratégias e resultados.

Considere que eles estão ali porque esperam desenvolvimento e crescimento e não apenas pelo salário no final do mês.


3 – Promover engajamento

Ao oferecer um curso de idiomas para o seu colaborador, ele vai reconhecer que a empresa está realmente apostando nele.

Dificilmente ele vai deixar de suprir as expectativas e provavelmente terá até um melhor desempenho.

Seu vínculo com a empresa aumenta, pois existe uma perspectiva positiva com relação a ele, que não vai querer falhar.

O funcionário passará a ter uma responsabilidade maior de atuação, seja para criar relatórios em inglês, para se comunicar com funcionários ou fornecedores no exterior ou para se deslocar para fora eventualmente.


4 – Atender as expectativas

Não basta contratar uma escola de idiomas. Você precisa que ela realmente seja a melhor parceira e que atenda as suas expectativas, caso contrário, a sua empresa estará literalmente jogando dinheiro no lixo.

Aposte em uma consultoria focada em cursos de idiomas para empresas e que possui uma estratégia diferenciada de ensino.

Algumas customizam o curso de acordo com a realidade de cada companhia e criam o produto adequado para a necessidade da empresa. Elas estabelecem de forma precisa quantas horas cada funcionário precisará de acordo com os seus conhecimentos no idioma, evitando qualquer desperdício de tempo e de dinheiro.

O ideal é que a consultoria foque no business english, que é um inglês específico para negócios, e que ajuda a aprimorar o diálogo corporativo com profissionais de outros países.

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