Roberta Reis - Redatora Freelancer

Por que ter um blog? Conheça todas as vantagens para o seu negócio

Entre os benefícios estão o ganho de autoridade no mercado e o aumento de vendas e cliques.

Quer saber por que ter um blog?

Nada mais justo, afinal, grande parte das empresas que você conhece já possui um, certo?

E tudo fica muito interessante quando descobre que ele é capaz de proporcionar maior autoridade ao seu negócio, ao ponto de garantir muito mais cliques e vendas!

Para você ter uma ideia, segundo o e-book do Blog Corporativo 2.0, O ROI, os empreendedores que publicam conteúdo no blog têm 3,7 vezes mais visitas e convertem 1,3 vezes mais visitantes em leads (clientes) do que aqueles que não publicam.

Legal, não?

Considerando a relevância do tema e a diferença que a estratégia proporciona para qualquer empresa, resolvi escrever esse artigo.

Então, se você quer saber por que ter um blog, acompanhe a leitura e conheça todas as suas vantagens.


Como criar um blog?

Antes de saber por que ter um blog, o que acha de entender como criar um?

E o melhor de tudo é que isso é muito mais fácil do que imagina.

Se já tem um site, basta solicitar ao programador que acrescente no menu a opção e que faça as configurações necessárias para a publicação dos artigos.

Até aí tudo bem, mas caso ainda não tenha site, é possível que o produza sem a ajuda de ninguém, e inclua o blog nele, claro!

Você com certeza já ouviu falar no WordPress, que permite que elabore o seu próprio site ou blog gratuitamente e de maneira simples e amigável, sem que precise conhecer profundamente as técnicas de programação.

E o melhor é que a otimização para os motores de busca do Google pode ser feita de maneira bastante prática por lá.

Se quiser outra opção, o Wix é mais uma plataforma que também disponibiliza a funcionalidade gratuitamente.

E é claro que você tem a chance de contratar uma empresa especializada ou um programador se preferir. Fica a seu critério!

Tudo vai depender da melhor alternativa em termos de orçamento, de tempo, considerando a possibilidade de você mesmo produzir e alimentar o blog, e de autonomia, pois ao criá-lo sozinho, você também pode administrá-lo da forma como preferir.

Quer saber, então, por que ter um blog?

Leia o próximo tópico e descubra!



Mas afinal, por que ter um blog?

Agora você vai saber por que ter um blog e conhecer todas as suas vantagens. Confira!

1 – O blog proporciona mais autoridade à sua empresa

Ter autoridade é tudo no mercado atual.

A empresa que não se preocupa com isso, dificilmente vai conseguir um bom espaço e conquistar clientes suficientes para o seu negócio crescer.

Mas como o blog gera essa autoridade?

Vamos imaginar que tenha um e-commerce.

Você pode otimizá-lo para SEO de forma que apareça nas primeiras posições do Google, incluir descrições e fotos de produtos atrativas e até interagir com o público nas redes sociais.

Toda essa estratégia é importante para que o seu negócio conquiste visibilidade.

Só que isso apenas não basta!

Se você ainda por cima criar um blog com artigos interessantes sobre o seu mercado, pode ter certeza de que os seus ganhos serão ainda maiores.

Em especial se os textos responderem às perguntas do público e resolverem os problemas das pessoas.

Aí você faz novos artigos diariamente ou semanalmente (quanto mais, melhor) e divulga no blog, nas redes sociais e para a sua lista de e-mails.

O que vai acontecer?

As pessoas vão curtir e compartilhar e isso tudo vai mostrando para o público que você realmente sabe muito sobre o seu mercado.

Consequentemente, a marca começa a ser vista e lembrada pelas pessoas. Simples assim!


2 – O blog aumenta as suas vendas

Quanto mais pessoas acessam os seus artigos, mais você será conhecido e, portanto, mais vendas vai fazer.

Considere que além do público gostar do seu e-commerce, ele ainda perceberá que você realmente entende do nicho que atua.

Vamos pegar um exemplo de uma loja online de roupas femininas?

Imagine as pessoas receberem, além das imagens, promoções e publicidades dos produtos, que provavelmente você já faz, um artigo sobre como uma blusa combina bem com uma calça ou com um acessório, sobre as peças que você vende que estão na moda ou que são usadas pelas famosas e sobre as tendências para a próxima estação.

Concorda comigo que a confiança e a empatia com a sua marca vão aumentar consideravelmente?

Fora isso, os artigos costumam viralizar e chegar em pessoas que jamais imaginavam que a sua empresa existia. Agora, finalmente elas têm a chance de conhecê-la!

Isso tudo proporciona muito mais vendas!


3 – O blog garante mais cliques na sua página

Tenha você apenas um blog ou um site com blog, o aumento de acessos na sua página é uma consequência da autoridade que constrói.

Os artigos bem escritos e que de fato atingem as necessidades do público, tendem a viralizar e, consequentemente, a fazer com que mais pessoas conheçam a sua empresa e mais cliques sejam dados na sua página.

Essa estratégia é interessante para as lojas virtuais, porque o público pode conhecer a empresa e os produtos e, claro, realizar diversas compras no seu site.

Mas ela é uma boa opção também para os blogs individuais, porque, nesse caso, os empreendedores geralmente realizam vendas como afiliados, monetizando as plataformas por meio de links para a compra de produtos de outras marcas.

Clique aqui para saber mais sobre o programa de afiliados no blog do Hotmart.


4 – O blog promove maior competitividade à sua empresa

Quem aposta em um blog com artigos bem escritos e que atendem as dúvidas e necessidades das pessoas, sai na frente do concorrente, literalmente.

Enquanto ele tem apenas um e-commerce, por exemplo, você tem a loja e mais essa página diferenciada com informações que ajudam o público, solucionam as suas dúvidas e resolvem os seus problemas.

Mas não é só isso!

Os artigos geram empatia, porque as pessoas entendem que a sua empresa dedica tempo e energia para ajudá-las.

Você dá de presente esses textos explicativos e esclarecedores, sem, aparentemente, receber nada em troca.

Mais do que isso, o blog permite maior interação com o público, seja na própria plataforma, por meio dos comentários deixados, como também nas redes sociais!



Agora, com certeza você já sabe a resposta para a pergunta Por que ter um blog?, certo?

Aposte nessa alternativa e garanta a autoridade que você tanto precisa para alavancar as suas vendas e o seu negócio!

Depoimentos

Veja o que os meus clientes falam sobre o meu trabalho

Desenvolvimento de Artigos

Murillo Luz

Proprietário da Murillo Luz Estúdio Fotográfico

"A Roberta foi um achado entre tantos redatores que pesquisei! Além de ter superado minhas expectativas com os textos, a Roberta é uma profissional muito comprometida, atenciosa, com um valor super justo e o melhor pra mim: cumpriu todos os prazos de entrega! Além da experiência em SEO com a elaboração de textos com alto potencial para atrair leitores! Recomendo de olhos fechados e espero fazer muitos textos ainda com ela!"

Desenvolvimento de Artigos

Francisco Marengo

Diretor da Audio Prime

"O interesse em desenvolver um texto coerente é genuíno. Já tivemos experiências com outras produtoras de conteúdo em que muito se escreve, mas na essência não diz nada. Fico satisfeito nas contratações pontuais da Roberta para fomentar nossas mídias, além da agilidade na entrega, o que me economiza tempo em planejamento."

Desenvolvimento de Artigos

Guilherme Mendes

CEO da EuMeDeiBem.com

"O texto produzido foi de extrema qualidade e me deixou surpreso com a velocidade e a forma com que foi escrito."

Desenvolvimento de Artigos

Rafael Geyger

Diretor da Conteúdo Digital

"Roberta possui um texto de qualidade acima da média. Produz rápido e produz bem. Seu conteúdo é original e sempre adequado à pauta."

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