Roberta Reis - Redatora Freelancer

Saiba por que usar a palavra-chave mais estratégica no seu texto

Conheça mais sobre essa técnica de SEO que fará toda a diferença quando colocada no seu blog ou site

Palavra-chave nas estratégias de SEO é um dos pontos mais importantes para que o seu artigo fique bem posicionado no Google.

Essa prática, se feita corretamente, fará com que o blog apareça logo nos primeiros resultados, o que garantirá muito mais cliques na sua página.

Pelo menos é o que mostram as estatísticas. O Search Engine Journal, por exemplo, enfatiza que 60% dos cliques vão para os 3 sites principais que aparecem nos resultados dos mecanismos de buscas.

Além disso, de acordo com o SEO Trends 2017, o uso de estratégias de SEO aumenta o tráfego orgânico em 77,8% e a qualidade do tráfego em 41,8%, além de melhorar as posições de ranqueamento em 38,2%.

Mas não basta conhecer os números. Você precisa saber como chegar neles e é isso que eu vou te ensinar nas próximas linhas!

Chamada em inglês de keyword, a palavra-chave precisa ser usada de forma inteligente e estratégica.

Para isso, você precisa primeiro saber qual é aquela que tem sido mais procurada pelas pessoas nos buscadores, desde que relacionada ao seu negócio, claro!

Uma boa ferramenta para isso é a Keyword Planner. Ela é totalmente gratuita e é um ótimo auxílio na busca de palavra-chave.

Ao encontrá-la, coloque-a em locais estratégicos dentro do seu texto para que surta o efeito que espera.

Além da palavra principal, é interessante também ter uma ou mais secundárias, pois isso vai te ajudar muito a ficar bem posicionado.

Ficou com dúvida? Não se preocupe!

Nesse artigo você saberá mais sobre a palavra-chave e todas as vantagens em usá-la no seu texto para garantir muito mais acessos.

Como usar a palavra-chave?


1- Coloque a palavra-chave em lugares estratégicos no texto

Antes de mais nada, você precisa entender um pouco mais sobre como usar a palavra-chave no seu texto.

Vamos supor que o seu nicho seja alimentação saudável e que os termos que têm sido mais buscados sejam “onde encontrar alimentos saudáveis”.

Isso significa que seria bastante interessante para você incluir essas palavras algumas vezes no seu artigo.

Confira uma dica de como pode começar o texto:

Quer saber onde encontrar alimentos saudáveis? Saiba que não é o único, pois ultimamente muitas pessoas estão em busca desse tipo de comida.

No meio do texto, repita novamente dessa forma:

Portanto, se você quer mesmo saber onde encontrar alimentos saudáveis, conheça algumas dicas bem legais!

No final do artigo também é válido colocar esses termos. Veja uma sugestão:

Agora que você já sabe onde encontrar alimentos saudáveis, aproveite para incluir essa prática na sua rotina!

Esse é um exemplo simples de como usar a palavra-chave. É interessante que ela entre também no h1, h2, h3 e assim por diante e em parágrafos estratégicos.

Se quiser saber mais detalhes, clique aqui e confira um artigo que mostra os melhores lugares para colocá-la no texto.


2- Use uma palavra-chave mais específica

Se você tem uma empresa de alimentação saudável que vende comida pronta online, por exemplo, é muito melhor usar a frase comprar comida pronta pela internet do que apenas comprar comida pronta.

A segunda opção também é eficaz, mas provavelmente vai atrair visitantes que estão procurando por uma loja física de comida pronta ou que estão apenas procurando informações sobre esse tema.

Essas pessoas não interessam para o seu negócio, a não ser que, entrando por um acaso no seu site, elas decidam comprar de você, o que é bem raro.

Quem interessa são os clientes potenciais, aqueles que realmente querem comprar comida pronta pela internet. São esses que você deve atrair.

Outro ponto importante é que você pode escrever sobre tudo que esteja relacionado com o seu nicho. É isso que vai atrair visitantes na sua página e te tornar uma autoridade no mercado.

No caso da alimentação saudável que mencionei anteriormente, você pode falar sobre os tipos de comidas saudáveis, alimentos sem adição de gordura e produtos para cozinhar essa comida.

Inclua dados do quanto a pessoa pode emagrecer com esse tipo de alimentação, informações nutricionais de determinados produtos e estatísticas relacionada à obesidade.

O importante é que o conteúdo seja relevante, que esteja bem escrito e que fique alinhado com as estratégias de SEO.


Vantagens em usar a palavra-chave:

1- Entrar para a primeira página do Google

Quanto mais artigos você escrever no seu blog usando as palavras-chave corretas e outras estratégias de SEO, mais eles ficarão bem posicionados.

Portanto, não adianta escrever um texto e pronto. O blog precisa de uma certa periodicidade.

O mínimo recomendado é um artigo por semana. Com o tempo você vai aumentando a frequência e colocando dois ou três e até um ou mais por dia.

E sabe por que você vai fazer isso?

Porque as estatísticas não mentem!

Você sabia, por exemplo, que de acordo com o HubSpot, as empresas que publicam mais de 16 artigos por mês obtém cerca de 3,5 vezes mais tráfego do que aquelas que publicam de 1 a 4?

Mais do que isso, segundo a Content Trends, aquelas que produzem mais de 13 conteúdos por mês conquistam cerca de 4,2 vezes mais visitantes do que as que publicam em menor quantidade.


2- Ser uma autoridade no seu mercado

Você vai ver que a periodicidade de publicações com o uso das palavras-chave mais estratégias fará com que seja uma autoridade no seu ramo de atuação.

Como você vai sempre aparecer bem posicionado no buscador, receberá mais cliques e, consequentemente, será cada vez mais conhecido no seu ramo, até mais do que os seus concorrentes, mesmo que o seu produto seja mais novo e talvez ainda não tão funcional.

Mas não se esqueça de que esse conteúdo deve ser extremamente relevante para as pessoas. Ele deve resolver problemas, esclarecer dúvidas e mostrar todas as vantagens que elas podem ter.


3- Aumentar as visitas ao seu site

Caso você tenha um blog dentro do seu e-commerce, o uso da palavra-chave pode te ajudar muito.

O seu site terá muito mais acessos e as chances de você vender o seu produto são muito maiores.

Para você ter uma ideia, os e-commerces brasileiros que investem em SEO chegam a conquistar 13,2 vezes mais visitantes e 5,7 mais clientes do que os demais. É isso o que diz a SEO Trends!

Nesse caso, é interessante usar algumas palavras-chave estratégicas na página principal e também na de produtos.

Clique aqui e acesse esse artigo sobre as estratégias de SEO para e-commerce para um melhor entendimento.

É nessa hora que você deve apostar no call to action, ou, em português, chamada para a ação.

É aquela informação que fica no final de cada artigo e que chama o visitante para clicar e comprar um produto, cadastrar um e-mail para receber novidades ou baixar um ebook.

É extremamente eficaz que essas pessoas continuem visitando a sua página e se tornem clientes em algum momento.

Se você enviar um e-mail marketing com novidades, por exemplo, a sua empresa não ficará esquecida para esse visitante.

Essa pessoa, que já entrou uma vez e que leu uma matéria, poderá ser beneficiada com o conteúdo do e-mail e pode finalmente resolver fazer uma compra.


Essas dicas sobre o bom uso de palavra-chave são muito importantes para quem tem um blog ou uma página de produtos ou serviços.

Elas te ajudam a entender como essa estratégia de SEO é essencial para você receber mais cliques e garantir mais conversões e vendas.

Mas atenção: não basta saber qual é a palavra-chave mais buscada.

Ela precisa estar relacionada com o seu ramo de atuação, além de ser colocada de forma estratégica no texto.

Assim o seu resultado será cada vez mais eficaz e o crescimento da sua empresa inevitável!

Depoimentos

Veja o que os meus clientes falam sobre o meu trabalho

Desenvolvimento de Artigos

Murillo Luz

Proprietário da Murillo Luz Estúdio Fotográfico

"A Roberta foi um achado entre tantos redatores que pesquisei! Além de ter superado minhas expectativas com os textos, a Roberta é uma profissional muito comprometida, atenciosa, com um valor super justo e o melhor pra mim: cumpriu todos os prazos de entrega! Além da experiência em SEO com a elaboração de textos com alto potencial para atrair leitores! Recomendo de olhos fechados e espero fazer muitos textos ainda com ela!"

Desenvolvimento de Artigos

Francisco Marengo

Diretor da Audio Prime

"O interesse em desenvolver um texto coerente é genuíno. Já tivemos experiências com outras produtoras de conteúdo em que muito se escreve, mas na essência não diz nada. Fico satisfeito nas contratações pontuais da Roberta para fomentar nossas mídias, além da agilidade na entrega, o que me economiza tempo em planejamento."

Desenvolvimento de Artigos

Guilherme Mendes

CEO da EuMeDeiBem.com

"O texto produzido foi de extrema qualidade e me deixou surpreso com a velocidade e a forma com que foi escrito."

Desenvolvimento de Artigos

Rafael Geyger

Diretor da Conteúdo Digital

"Roberta possui um texto de qualidade acima da média. Produz rápido e produz bem. Seu conteúdo é original e sempre adequado à pauta."

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