Roberta Reis - Redatora Freelancer

Tem um pet shop? Saiba como vender produtos de forma consultiva e aumente os seus resultados

Tem um pet shop?

Ótimo, afinal, esse mercado é um dos que mais cresce no país.

Para você ter uma ideia, de acordo com a InfoMoney, o nosso é o terceiro do mundo em faturamento.

A estimativa do Instituto Pet Brasil, inclusive, é que em 2017 essas empresas circularam mais de R$ 25 bilhões, um aumento de 7% com relação a 2016.

Realmente os números são impressionantes!

Mas o que será que acontece quando um negócio especializado nesse ramo não consegue alavancar os seus resultados?

Certamente falta mostrar autoridade e diferenciais com relação à concorrência!

E uma das formas mais assertivas de fazer isso é por meio da venda consultiva, um trabalho que envolve total conhecimento de produtos e serviços, entendimento das necessidades do cliente e entrega da melhor opção para ele.

Parece simples?

E é mesmo!

Basta foco, persistência e muita dedicação.

Nesse artigo, você vai saber como aplicar a técnica no seu pet shop e assim fazer grande diferença nos resultados.

Aproveite a leitura!


O que é uma venda consultiva?

Será que a venda de hoje é como a de alguns anos atrás?

Certamente não.

Se antes o vendedor praticamente tinha que empurrar o produto para garantir a sua meta ou os seus lucros, atualmente ele precisa mostrar o valor daquilo que está vendendo.

Exatamente!

Bom, talvez algumas empresas até apliquem a antiga metodologia.

Só que dificilmente elas terão resultados, pode ter certeza!

A não ser que o cliente já tenha preferência por determinado produto e já esteja disposto a comprá-lo.

Mas isso obviamente não se aplica a todos os casos.

Será então que foi a venda que mudou ou foi o consumidor?

Pois é...

Em um mundo repleto de opções de produtos e serviços, fica difícil escolher a melhor alternativa, em especial considerando o avanço da internet, que trouxe ainda mais empresas para a nossa realidade.

Assim, ganha aquela que mostra as vantagens que um item é capaz de proporcionar, afinal, o cliente busca valor e solução de problemas, simples assim!

Ao suprir essas expectativas, ela não só garante essa venda como mais um monte de outras que esse mesmo comprador virá a fazer.

Fora que ele provavelmente vai indicá-la para os seus amigos e familiares, certo?

Então, nessa brincadeira, esse negócio deve agregar ainda mais consumidores, pode apostar!

E apesar do resultado não acontecer do dia para a noite, tenha a certeza de que aqueles pet shops que conquistaram um bom espaço no mercado têm atuado exatamente dessa forma.


Mas afinal, como funciona a venda consultiva?

O termo venda consultiva apareceu pela primeira vez há bastante tempo atrás, mais especificamente nos anos 70, no livro de Mack Hanan chamado Consultative Selling.

A proposta era que o vendedor fizesse perguntas estratégicas para o cliente de forma a identificar as suas necessidades e assim propor o melhor serviço ou produto.

Portanto, ela parte primeiro de um problema, uma dor do seu consumidor.

Isso mesmo! A venda consultiva é totalmente focada no cliente.

Considerando esse ponto, dificilmente a tentativa de convencê-lo a comprar dará certo, concorda?

Então, não se trata mais da meta do vendedor ou de ganhar dinheiro, mas sim de facilitar a vida do comprador oferecendo a melhor solução.

Você vai se aproximar dele, entender as suas expectativas, oferecer a alternativa mais interessante e, por fim, criar um relacionamento.

E é esse relacionamento que será essencial no processo de fidelização!

É só se colocar no lugar do cliente.

Você também volta a comprar de uma empresa que resolve os seus problemas, não é mesmo?

Pois é exatamente assim que ele pensa!

E o mais legal, é que a venda consultiva leva ao ganho de méritos e autoridade, ao aumento da competitividade no mercado e à conquista de um espaço diferenciado no seu segmento.


Por que o pet shop precisa da venda consultiva para crescer?

Se chegou com a leitura até aqui, com certeza percebeu a eficiência da venda consultiva em qualquer mercado, inclusive no de pet shop.

Pergunte-se quem é o seu cliente.

Com certeza é alguém que ama o seu animal de estimação e que faz de tudo para que fique bem.

Então, use essa informação a seu favor.

Em seguida, procure entender exatamente a necessidade dele.

Por fim, ofereça o melhor produto.

Mas não se esqueça do principal: Conhecer muito bem todo o seu portfólio.

Pois é, não adianta nada não ter as respostas para as perguntas do cliente ou ficar tentando descobrir qual produto será mais eficaz.

Sem conhecimento técnico dificilmente vai fazer uma venda e menos ainda irá conquistar esse consumidor.

Portanto, aproprie-se do seu negócio e daquilo que você oferece e tenha sempre as respostas assertivas para as perguntas que surgirem.

Com esse conhecimento você não só facilita a vida do comprador e garante muito mais chances de realizar uma venda, como também se blinda das eventuais objeções que possam surgir.

Sabe aquele cliente que conhece muitos produtos, pesquisa e entende do assunto ou até mesmo pensa que entende?

Pode ter certeza de que ele será o primeiro a criar objeções na hora que você oferecer o produto ideal.

E para quebrá-las, nada melhor do que conhecimento técnico e de estratégia de vendas!



A venda consultiva realmente faz toda a diferença em um pet shop.

Aposte nessa alternativa e ajude o seu negócio crescer!

Depoimentos

Depoimentos: Veja o que os clientes falam sobre o meu trabalho

Desenvolvimento de Artigos

Marcos Marcon

Coordenador de Marketing da WMW Systems

"Desde o meu primeiro trabalho com a Roberta eu já percebi um diferencial. Sempre trabalhei com freelancers que encontrava em plataformas de redatores e sempre há uma dificuldade em encontrar alguém que cumpra prazos e que entenda exatamente a sua necessidade. A Roberta vai além disso, se precisar, proativamente ela vai atrás de informação pra complementar o trabalho. Lembro que já no primeiro job que fiz com ela, não precisei dizer nada, ela entrou no site da empresa, pesquisou, leu sobre o produto, entendeu as funcionalidades chaves e usou essas informações pra produzir um texto que veio literalmente pronto. Geralmente eu costumo revisar e adicionar informações nos textos que compro, com a Roberta eu tenho feito isso cada vez menos. A capacidade de ela entregar sempre algo além do que eu pedi sempre impressiona. Acabamos firmando uma parceria e ela virou meu principal contato na produção de conteúdo. Seja um blog post, um press release ou um e-book. Confio nela pra executar qualquer trabalho relacionado a redação."

Desenvolvimento de Artigos

Andreo Simonetto

Supervisor da Ellite Digital

"O trabalho desenvolvimento pela Roberta é excelente, é uma profissional bem organizada e sempre entrega as demandas dentro do prazo."

Desenvolvimento de Artigos

Marco Túlio Vieira

Diretor Geral da Cloud Labs

"Todos os trabalhos feitos em conjunto com a Roberta foram de sucesso. Ela demonstra muita dedicação e talento."

Desenvolvimento de Artigos

Murillo Luz

Proprietário da Murillo Luz Estúdio Fotográfico

"A Roberta foi um achado entre tantos redatores que pesquisei! Além de ter superado minhas expectativas com os textos, a Roberta é uma profissional muito comprometida, atenciosa, com um valor super justo e o melhor pra mim: cumpriu todos os prazos de entrega! Além da experiência em SEO com a elaboração de textos com alto potencial para atrair leitores! Recomendo de olhos fechados e espero fazer muitos textos ainda com ela!"

Desenvolvimento de Artigos

Francisco Marengo

Diretor da Audio Prime

"O interesse em desenvolver um texto coerente é genuíno. Já tivemos experiências com outras produtoras de conteúdo em que muito se escreve, mas na essência não diz nada. Fico satisfeito nas contratações pontuais da Roberta para fomentar nossas mídias, além da agilidade na entrega, o que me economiza tempo em planejamento."

Desenvolvimento de Artigos

Guilherme Mendes

CEO da EuMeDeiBem.com

"O texto produzido foi de extrema qualidade e me deixou surpreso com a velocidade e a forma com que foi escrito."

Desenvolvimento de Artigos

Rafael Geyger

Diretor da Conteúdo Digital

"Roberta possui um texto de qualidade acima da média. Produz rápido e produz bem. Seu conteúdo é original e sempre adequado à pauta."

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